segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As tecnologias e o desafio do professor no século XXI


Atualmente estamos vivendo na era digital. As tecnologias estão presentes no nosso dia-a-dia, assim como no contexto educacional.
A utilização das novas tecnologias e mídias no processo educativo ainda está sendo um desafio para diversos professores neste novo século. Pois muitos ainda desconhecem como as tecnologias e mídias podem contribuir positivamente no processo educativo.
Diante deste cenário para enfrentar os desafios da educação dos novos tempos, faz-se necessário que os professores e a escola como um todo estejam atentos para esta realidade, que aceitem as novas tecnologias e atentem para não perder de vista os interesses e necessidades dos educandos.
Nesta perspectiva de mudança, o professor necessita conhecer as novas tecnologias, pois através deste conhecimento ele deixará as “amarras” e se libertará para este universo digital. Todavia, é necessário que o professor queira mudar e vá em busca de novos conhecimentos. É relevante que o educador conheça as tecnologias e mídias existentes no seu ambiente escolar e incorpore-as na sua prática pedagógica.
Sabe-se da necessidade de se conhecer as especificidades de cada mídia, assim como, saber de que forma esta vai contribuir no processo ensino e aprendizagem dos nossos alunados.
Saber como utilizar o computador, a internet, a TV, os vídeos e outros vem sendo um grande desafio para os educadores que ainda encontram-se presos à educação tradicional.
Vejo que a educação tecnológica já é uma realidade e surgiu para pôr o aluno em contato com os rumos que a educação percorre e nós professores temos essa responsabilidade de oferecer aos alunos esse contato, estimulando-os a uma posição menos passiva e mais dinâmica na relação de ensinar e aprender neste mundo globalizado.

4 comentários:

  1. Oi Beth!
    Estamos vivendo um momento muito especial na educação, em que repensamos nossa postura em relação ao mundo moderno. O aspecto positivo é que nos motiva a vivenciar novas experiências e buscar compreender de que forma podemos promover uma educação de qualidade envolvendo as tecnologias modernas, afinal somos todos atraídos por essas novas possibilidades. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito importante que todos os professores tenham conhecimento das tecnologias que estão a disposição dos nosso alunos.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega, sua reflexão está muito boa para levantar um debate a respeito das tecnologias e o desafio do professor no século XXI. Realmente há uma grande necessidade de discussão a respeito do envolvimento desse profissional com o avanço tecnológico, uma vez que lidam com formação de pessoas. Muito bom. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Elizabethe
    seu texto é muito interessante e reflexivo, pois nos coloca diante deste desfio que é "a utilização das novas tecnologias e mídias no processo educativo..." Como enfrentar todo esse processo, como conhecer as tecnologias, como utilizá-las etc... Centenas de perguntas a serem respondidas por nós professores/educadores. As respostas surgirão quando enfrentarmos os desafios, errando, acertando. Assim também se aprende e se ensina. Mas, para que isso aconteça temos que ter vontade e nós desarfiarmos a fazer, a conhecer, a não ter medo do novo e principalmente gostar do que faz. Quem sabe assim estaremos ganhando mais uma aliada, as teconologias,no processo ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir